Com apenas 31 kg e anoréxica, estrela da música tomava 90 laxantes de uma vez só. Quem foi Karen Carpenter?
Nos últimos dias, o nome da cantora Karen Carpenter, vocalista da dupla Carpenters que morreu em 1983, apenas aos 32 anos, voltou a ser amplamente buscado na internet. E o motivo é uma comparação um tanto dolorosa com a cantora Maiara , que gera polêmicas por seu emagrecimento.
Só no Google, o aumento pelo nome de Karen Carpenter representou mais de 2.500%. E muito disso surgiu por causa de comparações entre ambas as cantoras no X, antigo Twitter, já que Maiara, atualmente pesando 45 kg, virou alvo de duras críticas e preocupação de internautas por seu estado de saúde.
“Eu olho pra Maiara (ou seria Maraísa?) e vejo a Karen Carpenter (guardada as devidas proporções). Essa mulher está DEFINHANDO em praça pública, e ninguém está fazendo nada por ela? Tão fingindo normalidade? Gente, é notório que ela não está bem!!!”, diz um post com mais de 1.4 milhões de visualizações.
Em outros, anexados no final deste post, internautas comentam coisas do tipo “Cuidado Maiara, daqui a pouco tu vai de Karen Carpenter” e “Ontem mesmo eu pensei também na Karen Carpenter quando vi os videos da Maiara”. Mas porque existe tal comparação? Fique aqui e entenda.
Quem foi Karen Carpenter? Estrela morreu de anorexia
Nascida no dia 02 de março de 1950, Karen Carpenter foi uma grande estrela da música internacional nos anos 70 e início da década de 80. Ao lado do irmão, Richard Carpenter, a cantora formou o duo Carpenters, que esteve na ativa de 1969 a 1983 e acumulou sucessos como ‘Please Mr Postman’ e ‘Close To You‘.
Ao longo de sua carreira, Karen lidou com um quadro grave de anorexia nervosa, que resultou em sua morte, no dia 4 de fevereiro de 1983, aos 32 anos. Os detalhes do que a cantora passou em seus últimos anos foram contados na biografia ‘Lead Sister: The Story of Karen Carpenter’, da escritora Lucy O’Brien.
Pouco mais de um ano antes de morrer, Karen Carpenter se internou em um hospital de Manhattan, em Nova York, onde fez um tratamento intensivo para se recuperar da anorexia. Segundo o livro, a cantora sentia que seu coração estava “batendo diferente”, justamente na época em que chegou a pesar 31 kg e enfrentava um quadro de desidratação.
Porém, os amigos próximos contaram que seu comportamento anoréxico piorou desde então. “Ela contou que consumia mais de 90 comprimidos de laxante de uma vez só“, contaram no livro, também entregando que a artista tomava um medicamento para tireoide que acelerava seu metabolismo.
A morte de Karen Carpenter se deu por uma insuficiência cardíaca, resultado da anorexia nervosa enfrentada pela cantora em vida. Até hoje, os fãs se lembram de sua vida e obra com carinho e respeito.